quarta-feira, 17 de setembro de 2014

O Desafio de Sócrates!

Sócrates estava andando observando a natureza, querendo sempre aprender. De repente viu algumas pessoas comemoramos. Música, cantoria, risada e muito falatório. Estava animada a festa! Então como observou que eram pessoas conhecida e entre os conhecidos alguns era seus alunos, resolveu ir ver qual o objetivo da festa. É lógico que mesmo com muitas diferenças estavam lá também alguns sofistas. É a democracia.
 Estavam comendo um churrasco de boi. Percebeu que a festa tinha muita improvisação, a decisão de faze-la era recente. Foi uma festa feita de improviso. Ao conversar com os participantes disseram que Euclides tinha descoberto algo interessante. Platão estava mais animado do que o próprio Euclides. Pegaram duas madeiras amarradas por uma corda e desenharam no chão um semi círculo. Se nós considerarmos a extremidade do diâmetro de uma circunferência. Escreveram a letra alfa de um lado e beta do outro. Então haverá dois pontos que são ligados pelo diâmetro. Se quisemos ligar estes dois ponto de outra forma. Não passando pelo centro e usando outro ponto qualquer da circunferência, estes três ponto formará um ângulo de 90 graus.
Pegaram a corda para fazer isso. Com três pessoas para ajudar. O ângulo deste novo ponto escolhido vai ser sempre 90 graus. Pode escolher qualquer ponto. Sempre vai formar um ângulo de 90 graus independente do ponto que escolher da circunferência. Considerando que os dois ponto da extremidade do diâmetro não muda. É sempre o mesmo. E mostraram vários vezes para Sócrates. Para demonstrar que sempre dava certo!
Sócrates percebendo que todos estavam motivados e observando o desenho feito no chão para explicar, observou que a descoberta não era só isso. Foi exatamente neste momento que Euclides disse que aproveitando que Sócrates estava lá, disse que tinha mais uma outra descoberta que queria demonstrar. Sócrates disse que tinha percebido o que era e pediu para que ele, tivesse a honra de demonstrar a nova descoberta era dele.
Euclides apontando para o desenho do chão, se pôs a escutar.
- Observe aqui, disse Sócrates!
Platão conhecendo seu mestre, sabia que tinha percebido algo interessante então se aproximou. Mas todos queriam escutar o que Sócrates tinha para dizer. Atitude essa da cultura Grega.
- Vamos desenhar uma circunferência inteira desta vez para demonstrar melhor.
- Euclides, você demonstrou a todos, se considerar este ponto e usarmos a corda para ligar a um ponto qualquer da circunferência, por exemplo este. E ligar ao outro ponto da circunferência com o outro ponto na outra extremidade do diâmetro, no ponto escolhido, a corda fará um ângulo de 90°. Certo?
- É isso mesmo, disse Euclides. Extraordinário, não é, Sócrates!
- Sim, uma descoberta de gênio! Mas, considerando que o ponto escolhido aleatoriamente também pode ser considerado um ponto do diâmetro. Certo, Euclides?
- Certíssimo, meu amigo. Considerando o diâmetro será um círculo.
- Então também terá um ângulo de 90°!
- Compreendeste muito bem, Sócrates!
- E independente da distância dos pontos escolhido, desde que este esteja na extremidade da circunferência, será sempre 90°. Certo?
- Falou e disse! Disse, Euclides, entusiasmado.
- Então todo estes pontos interligados tem 90°. Estou certo, amigo?
- Sim, amigo. Está certo novamente.
- Então, além de descobrir uma característica do círculo. Também fez uma representação de uma esfera. É o primeiro esbouço de uma esfera.
- Amigo Sócrates, percebeu tudo corretamente. Você realmente é sábio. Porque sabe observar tudo a sua volta.
Sócrates perguntou se não tinha nenhum pitágoras aqui. E não tinha. Pois Sócrates acreditava que um pitágoras iria gostar desta descoberta e iria observar outro detalhe que lhe escapara.
Todos felizes com a descoberta de Euclides. Esta descoberta de Euclides deu-lhe boa glória em toda a Grécia! Mais um motivo para comemorar disse, Platão! Foi exatamente neste momento que os sofista saíram correndo dali. Para oferecer seus serviços educacionais, porque tinha mais um conhecimento para oferecer. E já estava pensando o quanto iriam cobrar para ensinar. Mas iriam ensinar somente a primeira parte porque era mais fácil.
Sócrates observou a grande animação de todos e propôs um desafio para seus alunos.
- Nós já observamos na natureza várias demonstração da matemática, da geometria e das contas... A estrela do mar forma um pentágono. Pétalas podem formar triângulos, formam também um pentágono. Também encontramos hexágono nas natureza, as plantas e flores são a rainha das figuras geométricas. Então vamos procurar na natureza uma esfera. Então se abriu um outro estudo, a procura da esfera. Platão pensou para si. Que realmente Sócrates queria que todos saíssem da caverna. As descobertas como esta de Euclides são convites para sairmos da caverna. Durante muito tempo o desafio de Sócrates ficou sem solução. Somente com Hiparco que a questão foi resolvida. Pois muitos tentaram usar a pérola para demonstrar uma esfera, mas a pérola na grande maioria não é uma esfera perfeita. Depois de várias tentativas e sem sucesso. Foi quando um dia, depois de um chuva. Ele estava perto de um lago e observou uma gota de água caindo no lago. Percebeu que esta gota de água ao cair, com o impacto projetava para cima uma gota esférica. Formava uma esfera perfeita por alguns segundo. Na verdade menos de um segundo! Por um instante a gota projetada formava um esfera perfeita. Então simulou a experiência várias vezes e teve certeza que tinha encontrado na natureza uma esfera perfeita. O desafio de Sócrates tinha sido conquistado. Mostrou sua descoberta para várias pessoas. Alguns conseguiram ver e outros não. Pois, nem todos consegue sair da caverna.