quarta-feira, 6 de maio de 2015

Deus é kant

Quando pensamos que o quadrado tem quatro lados estamos fazendo um juízo a priori, pois não precisamos ter uma experiência empírica para saber esta verdade. O interessante é que não podemos ter experiência empírica nenhuma, pois não existe na natureza um quadrado perfeito. Na verdade, não tem quadrado na natureza. Isto é um entendimento humano, racional e estudado... Mas sabemos que o quadrado exite. Conhecemos até as suas propriedades. Podemos realizar cálculos. E até aplicar em vários momentos da vida. Principalmente na construção de moradias, mesas, potes e etc.
Uma tribo indígena não vai se beneficiar do conhecimento da existência do quadrado. É lógico que estamos considerando uma tribo indígena que não foi influenciada com a nossa cultura e conhecimentos.
Para eles o quadrado não existe. E talvez nunca existirá. E na verdade, não existe mesmo! Pois no seu habitat dificilmente irá encontrar um quadrado. Até se contarmos para eles a existência do quadrado e que existe cálculos que podem ser feitos e podemos ainda se beneficiar deste conhecimento, com certeza irá ter muita dificuldade de apreensão deste fato. Irá até mesmo se espantar, pode até fazer piadinhas sobre o quadrado. Um deles pode dizer:
- Eles está delirando. Deus é um delírio.
Se admitimos que o quadrado tem quatro lados pode ser pensado, que é um conhecimento a priori, pois não precisamo de provas empíricas. Temos sim provas racionais. Então Deus também pode ser pensado. E também como podemos neste conhecimento a priori considerar um quadrado perfeito. Também podemos pensar em um Deus perfeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário